Contato
 
  Mapa do site
BBM
Powered by BBM Marketing

Qual é a melhor defesa contra o câncer de mama?
A detecção precoce e o tratamento adequado oferecem a melhor chance de sobreviver ao câncer de mama.

Por que a detecção precoce é tão importante na luta contra o câncer de mama?
O câncer de mama é (potencialmente) uma condição muito séria que pode ameaçar a vida. A detecção precoce é vital porque oferece a melhor chance de obter um tratamento bem-sucedido e, portanto, representa a esperança de salvar mais vidas. Os programas comunitários de detecção e a mamografia representam a chave para a detecção precoce e são ferramentas integrais na luta contra o câncer de mama.

O auto-exame da mama também é um passo importante na prevenção e detecção deste câncer, motivo pelo qual as mulheres devem examinar suas mamas regularmente. Se houver alguma alteração no tamanho ou forma, protuberâncias ou secreção nos mamilos, elas devem consultar um médico.

Por que a mulher deve revisar periodicamente suas mamas?
Porque o câncer de mama é o tipo de câncer mais freqüente na mulher, e quando se consegue diagnosticar logo existem muitas possibilidades de cura e, assim, de salvar mais vidas.

Como o câncer de mama se alastra?
O alastramento do câncer pode ocorrer de uma das seguintes formas:

Alastramento Direto - o câncer aumenta de tamanho e destrói o tecido normal da mama que o circunda.

Alastramento Linfático - as células podem se separar do câncer primário e entrar nos vasos linfáticos. Estas células podem se assentar e crescer nos nódulos linfáticos, fazendo com que as glândulas se inflamem. As glândulas linfáticas mais próximas do câncer primário são as primeiras a serem afetadas antes que o câncer se alastre a glândulas mais distantes.

Alastramento por meio da Corrente Sanguínea - Este alastramento por meio da corrente sanguínea afeta os ossos, fígado, pulmões e cérebro.

O câncer de mama tem cura?
Se o câncer de mama for pequeno quando diagnosticado e não tiver se alastrado para os nódulos linfáticos sob o braço, sempre há uma melhor chance de cura do que quando o câncer é descoberto em estágio mais avançado, tem um tamanho maior e se alastrou para os nódulos linfáticos. Em uma etapa avançada, é mais provável que algumas células cancerígenas tenham se deslocado para outras partes do corpo.

Quais são os lugares mais comuns nos quais se alastra o câncer de mama?
Os lugares mais comuns onde o câncer de mama se alastra são os ossos (na coluna ou quadril), pulmões, fígado e, algumas vezes, cérebro. As recaídas não ocorrem em todas as mulheres que tiveram câncer de mama e não ocorrem em todos os lugares mencionados; normalmente, só afeta a um deles.

Quanto dura o câncer de mama?
Os médicos sabem que o câncer de mama se desenvolve em fases que vão desde uma etapa precoce até uma etapa avançada (quando já se deslocou para outros órgãos). A etapa mais precoce pode ter só algumas semanas de desenvolvimento quando detectado. O tratamento em etapa precoce, que possivelmente envolve cirurgia e radiação combinados com fármacos, é muito importante e provavelmente dure vários meses. No caso da terapia endócrina, ela pode continuar por um período mais longo. Se um tumor é maligno, ele pode formar novos tumores que os médicos chamam de recaídas ou metástases.

É possível que os homens tenham câncer de mama?
O câncer de mama pode ocorrer nos homens, mas é pouco freqüente, representando apenas cerca de 1% de todos os casos. No entanto, apesar de ser estranho, em 2006 espera-se que sejam diagnosticados 1.690 novos casos de câncer de mama invasivo em homem. Aproximadamente 460 homens morrerão desta doença em 2006.

Voltar
     
 

Copyright ©2006 AstraZeneca LP -Todos os direitos reservados

Declaração Legal